Artigos TOP-10

Porque Envelhecemos?

Confira algumas dicas importantes para prevenir o envelhecimento e investir em programa de mais saúde, bem-estar e longevidade.

Porque Envelhecemos?

Poeque Envelhecemos?

Porque o proceso de envelhecimento é um processo inevitável. Ainda não descobrimos a fonte da eterna juventude e não sabemos como vencer o tempo.

O grande segredo da vida é saber envelhecer. Envelher bem é preservar sua saúde e bem-estar, para continuar a gozar  a vida em sua plenitude.

Não podemos para o tempo, mas com os conhecimenntos da ciência, mas podemos reduzir os efeitos do tempo em você. Venha conhecer o nosso Programas de Longevidade saudável e Anti-Aging.

Várias são as causas que infkenciam e determinam o nosso processo de envelhecimento, como por exemplo a teoria genética e hormonal, a teoria do encurtamento dos telômeros ao lono da vida e a teoria do estresse oxidativo causado pelos radicais ivres, entre tantas outras.

Veja abaixo algumas dicas para retardar o seu processo de envelhecimento, investindo na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Radicais livres x Envelhecimento

Os Rasdicas livres são essenciais à vida, mas quando em excesso pode causar sérios danos a saúde. O excesso de radicais livres gera um processo conhecido como estresse oxidativo que pode lesar todas as células, especialmente aquelas que necessitam de muito oxigênio para exercer as suas funções, como as células do cérebro, olhos e coração.

Cada molécula de adrenalina liberada durante uma situação de estresse, induz à formação de quatro móleculas de radicais livres, postanto o excesseo de estresse acelera o envelhecimento.

Poluição ambiental e o consumo de drogas, como álcool e cigarros, entre tantas outras, também aumentam formação de radicias livres, assim como o consumo excessivo de alimentos industrializados, com conservantes, cor, sabor e aroma artificiais.

Uma alimentação inadequada e pobre em nutrientes, também contribui para a formação de radicais livres, porque são exatamente os nutrientes ingeridos através do alimentos que combatem a formação de radicais livres, como por exemplo, as vitaminas, minetais, aminoácidos, resveratrol, licopeno, curcumina, quercetina, ômegas, etc.

Telômeros – chave mestra da vida e envelhecimento

Os telômeros são estruturas que contém em suas bases compostas de DNA, os segredos do nosso processo de envelhecimento. O comprimento desses telômeros regulam não somente a nossa saúde e bem-estar, mas o nosso tempo de vida.

Portanto,  a preservação do comprimento desses telômeros, é simplemente essencial para a nossa longevidade.

Quando a redução do comprimento dos telômeros atinge o nível crítico, vária funções celulares ficam comprometidas, como o processo de renovação e replicação celular, acelerando consequenemente o ritmo do processo de envelhecimento, assim como o surgimento de doenças que acabam nos levando à morte.

As mesmas condições que estimulam a formação dos radicais livres, também determinam o encurtamento dos telômeros. E os mesmos nutrientes que combatem a formação dos radicais livres, também combatem o encurtamento dos telômeros.

Colágeno x Envelhecimento

O Colágeno é um tecido estrutural e essencial para formação da pele, cabelos, unhas, ligamentos, tendões cartilagens e para a elasticidade dos tecidos corporais. Ele é sintetizado a partir de aminoácidos, como a lisina, prolina, hidroxilisina e hidroxiprolina, provenientes das proteínas ingeridas pelos alimentos.

Vitamina C, zinco, cobre e manganês, também provenientes dos alimentos, são os principais estimuladores da produção interna de colágeno.

Portanto, uma alimentação bem balanceada e rica em nutrientes essenciais, é fundamental para a saúde, o bem-estar e a beleza corporal.

Você sabia que dos 25 aos 50 anos de idade, você perde 50% da sua capacidade de produção de colágeno.

Dicas para retardar o envelhecimento

  • Coma alimentos mais naturais e orgânicos.
  • Coma menos, porque o excesso de alimentos encurta a vida humana.
  • Pratique a técnica do jejum intermitente, porque ele ajuda a prolongar a vida.
  • Faça uma alimentação predominantemente cetogênica ou pelo menos low carb.
  • Não coma nenhum tipo de açúcar e reduza ao máximo o consumo de adoçantes.
  • O açucar é um dos grandes vilões da nossa saúde, porque ele é o grande fator inflamatório.
  • Certos temperos possuem alta capacidade anti-inflamatória e podem prolongar a vida, como: alho, açafrão, alecrim, cebola, cheiro verde, curry, gengibre, manjericão, orégano, sálvia, tomate, pimentas, pimentão vermelho e amarelo.
  • Tome chás ricos em polifenóis ao longo do dia, porque eles possuem propriedades capazes de prolongar a vida, como os chás verde, branco, preto e o mate, mas sem açúcar ou adoçante.
  • Tome chás relaxantes e calmantes na parte da noite, porque eles reduzem o estresse e peolongam a vida, como os chás de maracujá, melissa, maçã e erva cidreira.
  • Certos alimentos são ricos em flavonoides, como o resveratrol, licopeno, limoneno, etc; chocolate amago, canela, nozes, amêndoa, avelã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, sementes de linhaça, chia e abóbora, uva rocha, uva preta, vinho tinto seco, tomate e espinafre.
  • Pratique atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana.
  • Durma uma boa noite de sono, porque a melatonina e o hormônio do crescimentzzifos o, mas também do anti-envelhecimento são produzidos no início da madrugada.
  • Reduza o estresse, porque o excesso de extresse aumenta o cortisol, que aumenta a probabilidade do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e encurta a vida humana.
  • Consuma bebidas alcoólicas com moderação. O excesso de álcool aumenta o estresse oxidativo.
  • Não fume. Há inúmera substâncias tóxicas no cigarro que estimulam a formação de radicais livres e causam câncer de pulmão, boca, garganta e bexiga.
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, pois eles ajudam no combate aos radicais livres, como a vitamina A – presente na gema de ovo, cenoura, batata doce, mamão, manga, espinafre e tomate.
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, pois eles ajudam no combate aos radicais livres, como a vitamina C – presente na acerola, açaí, limão, laranja, abacaxi, kiwi e goiaba.
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina D, como leite e iogurte integral, queijos reuqijóes gordos, manteiga, ovos, carne vermelha, fígado, frango, peixes e frutos mar. A vitamina D é essencial para o perfeito funcioamento do nosso sistema imunológico, prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas e osteoporose, importante para a mitocôndria e no combate aos radicais livres.

Deseja saber mais Porque Envelhecemos?

Anti-Aging

Anti-Estresse

Longevidade Saudável

Telômeros: como retardar o envelhecimento

Compartilhe: