Ferritina é uma proteína produzida pelo fígado que tem como função o armazenamento do ferro no sangue. O ferro é um mineral essencial à vida. […]
Ferritina é uma proteína produzida pelo fígado que tem como função o armazenamento do ferro no sangue.
O ferro é um mineral essencial à vida. Ele participa da formação dos glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio para todas as células do organismo, desempenha uma importante função no sistema antioxidante, sistema imunológico, vitaliade e performance, capacidade cognitiva e memorização.
O principal estímulo para a formação da ferritina é o consumo de alimentos ricos em ferro, como: carnes vermelhas, fígado bovino, feijão e vegetais folhosos de cor verde escuro.
Vitamina C e alimentos ricos em vitamina C, aumentam a absorção do ferro, assim como o nível sérico de ferritina, quando ingeridos na mesma refeição. Por outro lado, a vitamina C mobiliza o ferro armazenado na ferritina, podendo aumentar o nível de ferro no sangue, não sendo indicado portanto, em pessoas com nível alto de ferro no sangue.
A elevação da ferritina também pode ser proveniente de processos inflamatórios agudos e crônicos, como, doenças autoimunes, obesidade, diabetes mellitus, esteatose hepática, síndrome metabólica e COVID-19. Mas ela pode subir muito durante a quimioterapia utilizada no tratamento do câncer.
Ferritina e PCR ultrassensível, persistentemente elevadas no sangue, são indicativos de inflamação crônica. Essa inflamação, mesmo que assintomática, quando associada a outros fatores como um estilo de vida pouco saudável, obesidade, diabetes e dislipidemia, entre outros, aumenta a sua predisposição às doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer.
Várias são as causas de ferritina alta. Portanto, o tratamento depende do diagnóstico da origem da causa. Procure seu médico para fazer o diagnóstico.
Mas, indepedentemente da causa, reduza o consumo de alimentos ricos em ferro: carnes vermelhas, fígado bovino, feijão, açaí, suco verde, alimentos folhosos verde escuro.
Você pode també fazer uso do chá verde ou suplementos contendo chá verde ou catequinas extraídas do chá verde, logo após as refeições, com o intuíto de quelar o ferro e assim aumentar a sua eliminação pelo intestino.
Se você preenche critérios para ser um doador de sangue, essa é uma excelente forma de controlar o nível sérico da ferritina. E você pode fazer uma doação de 4 em 4 meses.