Dicas
É tempo de brotos!
Os brotos representam a fase mais rica em nutrientes no desenvolvimento do vegetal e podem ser usados na alimentação em forma de saladas, sucos e […]
Os brotos representam a fase mais rica em nutrientes no desenvolvimento do vegetal e podem ser usados na alimentação em forma de saladas, sucos e recheios de sanduíches. São Ricos em vitaminas (C, B1, B2, B3), minerais (ferro e zinco), carboidratos, fibras e proteínas.
São facilmente digeridos e assimilados porque correspondem, em suas características fisiológicas, a um processo pré-digestivo pelo qual as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples e as gorduras em ácidos graxos.
Além disso, as enzimas adormecidas na semente são liberadas durante a germinação e reduzem os fatores antinutricionais existentes nos vegetais, melhorando a absorção dos nutrientes. Elas também favorecem a multiplicação das vitaminas e dos minerais. Um estudo do Departamento de Agricultura da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, observou que os brotos têm a vitamina C aumentada em 600%, e a vitamina E e o betacaroteno, triplicados.
Afora carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais os brotos concentram grande quantidade de clorofila, que ajuda na eliminação de toxinas do sangue, fortalece o sistema imunológico e auxilia no equilíbrio do metabolismo.
E mais: uma pesquisa do Departamento de Ciências Tecnológicas da Universidade de Campinas (Unicamp) confirmou que os brotos são ricos em leucina, valina e isoleucina – aminoácidos de cadeia ramificada que formam o BCAA, importante para a recuperação e o ganho de massa muscular.