A desintoxicação auxilia na eliminação de substâncias tóxicas através dos rins e intestino, além de estimular a neutralização dessas substâncias pelo fígado
Ao longo dos anos, acumulamos várias substâncias tóxicas nocivas à nossa saúde. Essas toxinas são provenientes de hábitos alimentares inadequados, alimentos industrializados, fumo, álcool e outras drogas, poluentes ambientais, agrotóxicos, metais tóxicos, inflamação crônica, infecções recorrentes, radicais livres, estresse, entre outros.
A desintoxicação é um processo que tem como objetivo auxiliar na eliminação de substâncias tóxicas ou estranhas ao nosso organismo. Fazer uma DETOX, de tempos em tempos, não só previne, mas ajuda a tratar uma série de problemas de saúde, listados abaixo.
Essas substâncias se depositam nos líquidos e gorduras corporais, causando inúmeras disfunções orgânicas. O nosso organismo tem mecanismos capazes de neutralizar substâncias tóxicas transformando-as em não tóxicas, e eliminá-las pelo pulmão, rim e intestino.
Hoje em dia, estamos expostos a uma carga tóxica exagerada que sobrecarrega os nossos sistemas fisiológicos e ultrapassa a nossa capacidade de neutralizar e eliminar essas toxinas. O resultado é uma intoxicação crônica, responsável por uma infinidade de doenças, que nem de longe desconfiávamos ser de origem tóxica.
Entre os problemas causados pelo excesso de toxinas, podemos citar alergias respiratórias e cutâneas, urticárias, eczemas, distúrbios gastrointestinais e imunológicos. A lista se estende por vários males:
Preste atenção à sua alimentação. Consuma preferencialmente produtos frescos, integrais e orgânicos, frutas de baixo índice glicêmico, frutas oleaginosas, leguminosas, brotos, verduras e legumes que nascem acima da terra, peixes de mar, ovo e frango caipiras, temperos e condimentos frescos ou secos.
Tome no mínimo 2 litros de água por dia, um suco verde ou frutas vermelhas com beterraba pela manhã e uma boa salada crua e colorida no almoço ou jantar.
Tome diariamente um pool de lactobacilos para melhorar a flora bacteriana e a saúde intestinal, combatendo tanto a prisão de ventre como a tendência à diarreia. Pratique atividade física regularmente, para eliminar especialmente toxinas provenientes do estresse.
Reduza o consumo de alimentos industrializados, frituras e alimentos gordurosos, sal, açúcar, doces e adoçantes não calóricos, carnes vermelhas, leite e derivados.
Se você for intolerante ou alérgico ao glúten, não coma produtos que contenham trigo, e aprenda a ler os rótulos, porque o glúten está presente em uma infinidade de alimentos industrializados, suplementos alimentares e até medicamentos.
Esses cuidados são simples e podem melhorar consideravelmente sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Texto: Dr. Frederico Pretti