Dicas

Azeite, Óleo ou Manteiga?

Você deve escolher o óleo a partir do ponto de fumaça de cada tipo. Confira a dica de nossa nutricionista e saiba qual o melhor óleo para a preparação rápida de alimentos.

Azeite, Óleo ou Manteiga

Azeite, óleo ou manteiga? Qual a melhor opção para a preparação rápida de alimentos? Você sabe como usar cada um deles?

O ponto de fumaça é a faixa de temperatura em que se forma uma fumaça branca, decorrente da quebra de ácidos graxos insaturados presentes no óleo. Isso gera hidroperóxidos indesejáveis, ou seja, quanto mais alto o ponto de fumaça, melhor o óleo para o preparo dos alimentos.

No entanto, quem gerencia essa produção de hidroperóxidos é o tempo/temperatura, ou seja, por quanto tempo e a qual temperatura submetemos esse óleo.

Para o azeite de oliva, o ponto de fumaça varia entre 160°C e 210°C, e pode sim ser utilizado em uma preparação, apesar de perder os compostos benéficos como o hidroxitirosol, mas que podemos oferecer esses compostos colocando o azeite na salada.

Outra alternativa é o óleo de coco que tem seu ponto de fumaça acima de 300°C e também é uma boa opção. E o óleo de coco ainda contém propriedades benéficas para a saúde. É particularmente rico em um ácido graxo chamado ácido láurico, que pode melhorar o colesterol e matar bactérias que causam doenças.

A manteiga tem o ponto de fumaça um pouco mais baixo, mas em processos de cocção rápidos (refogas rápidas, omeletes, panquecas) a produção de hidroperóxidos é insignificante.

Para fazer bifes grelhados utilize a frigideira de cerâmica de titânio, que requer nada de óleo ou uma quantidade muito pequena apenas para não grudar. Caso utilize algum óleo, opte pelo óleo de coco, azeite ou manteiga, apenas o necessário para untar na frigideira.

Dica da nutricionista Mariana Andrade

Compartilhe: