Dicas

Amaranto: O feijão dos Andes

O amaranto ainda é pouco conhecido no Brasil, mas esse grão, também chamado de feijão dos Andes, já faz muito sucesso em outros países. Não […]

O amaranto ainda é pouco conhecido no Brasil, mas esse grão, também chamado de feijão dos Andes, já faz muito sucesso em outros países.

Não é para menos: ele possui aproximadamente 15% de proteínas de alto valor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz), valor superior ao dos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo.

O amaranto também é rico em ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitaminas A e C, fibras e cálcio biodisponível, que é melhor absorvido pelo organismo. Além de altamente nutritivo, esse grão auxilia na redução dos níveis de colesterol plasmático por meio de sua fração protéica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo.

Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno, uma substância antioxidante encontrada em quantidades significativas somente nos óleos de fígado de animais marinhos.

Dica da nutricionista Letícia Pimenta

Compartilhe: