Dicas

Alho — um poderoso antioxidante

É designada como alho a planta do gênero Allium, comestível e usada tanto como tempero, quanto para fins medicinais. O alho é utilizado desde a […]

É designada como alho a planta do gênero Allium, comestível e usada tanto como tempero, quanto para fins medicinais. O alho é utilizado desde a antiguidade como um poderoso remédio. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, notável pela abundância de vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo) , enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina.

 

O componente alicina

 

É responsável pelo odor característico do alho, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele. Depois de inúmeras análises químicas, os cientistas chegaram à conclusão de que a grande riqueza do alho se encontra nos seus componentes — mais de trinta já foram isolados — especialmente nos derivados de enxofre (sulfatados). Entre eles, o mais importante é, sem dúvida, a alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo.

Experiências comprovam que a alicina é um antimicrobiano poderoso. Atua, por exemplo, na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros, o vírus da gripe. Na China, estão estudando há mais ou menos três anos o efeito de outro dos componentes do alho, o extrato injetável do dialil sulfeto, contra o citomegalovírus e alguns outros tipos do vírus causadores do herpes, muitas vezes presentes em transplantados, devido à queda do sistema imunológico.

Embora a ciência não saiba precisar com exatidão como funcionam os compostos sulfurados, os pesquisadores acreditam que eles atuem diretamente no núcleo dos vírus, impedindo sua proliferação. Dessa mesma maneira, a alicina agiria contra bactérias e fungos como a Candida albicans, responsável pela candidíase ou sapinho.

O alho é um parente das cebolas e alho-porós, tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida no combate de infecções, além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento . Acredita-se que a maioria dessas propriedades se devem à riqueza de substâncias sulfurosas na sua composição. A ação mais saudável do alho é sua capacidade de melhorar as condições cardíacas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas e de tratar infecções bacterianas e fúngicas, agindo como potente Antioxidante do organismo. Na culinária, pode ser utilizado de diversas formas: assado, cru, refogado, laminado ou conforme o gosto de cada um.

 

Como Comprar

 

As cabeças de alho devem ser redondas, cheias e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujos dentes estejam soltos, moles e murchos.

 

Como armazenar

 

Guarde o alho em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se mantido em lugares úmidos e quentes, pode mofar rapidamente e murchar. Desde que tomados os devidos cuidados na compra, é possível armazená-lo por até um mês. Outra forma de armazenamento é esmagar o alho e colocá-lo num vidro bem limpo e seco na geladeira. Uma terceira alternativa seria picá-lo ou triturá-lo e secá-lo. Existem muitos produtos à venda — hoje é possível comprar o alho já pronto para ser utilizado, porém para obter melhores resultados recomendamos apenas o alho fresco.

Para evitar ficar com cheiro de alho nas mãos, algumas pessoas esfregam as mãos no sal, no limão ou na salsa. Também, existem sabonetes que ajudam a tirar o cheiro.

Compartilhe: