Artigos TOP 10
Fibromialgia
Fibromialgia é uma doença crônica que causa muitas dores no corpo todo e geralmente está associada a um quadro de estresse, depressão, insônia e fadiga.
A Fibromialgia é uma doença crônica que causa fortes dores em várias partes do corpo e geralmente vem acompanhada de um quadro de estresse, depressão, insônia e fadiga crônica.
A Fibromialgia é uma doença misteriosa, pois não apresenta nenhuma alteração em exames de sangue, radiografia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. Sendo considerada portanto, por muitos pesquisadores, como uma doença de natureza psicossomática.
Alguns pesquisadores acreditam que pode haver uma alteração cerebral nas áreas responsáveis pela percepção da dor. Assim, estímulos indolores para a maioria das pessoas, seriam interpretados pelo cérebro dos portadores de fibromialgia, como dor.
A Fibromialgia é uma doença seis vezes mais comum em mulheres entre os 30 e 55 anos de idade. Em 50% dos casos, ela se inicia após um forte estresse psicológico. Nos outros 50% dos casos, entretanto, não se consegue identificar a causa.
Além disso, ela ocorre com maior frequência em pacientes com história familiar de fibromialgia, que são oito vezes mais propensos de desenvolver a doença.
Embora, os pacientes com fibromialgia, possam piorar a intensidade das dores diante de novas situações de estresse, eles conseguem se manter ativos e com bom controle dos seus sintomas, quando tratados corretamente.
Principais Sintomas da Fibromialgia
Dores no corpo: O principal sintoma são as dores constantes no corpo todo, que podem acometer músculos, ligamentos e tendões, e são sensíveis ao toque. Portanto, eles geralmente dormem e acordam com dor.
Dor de cabeça: Tipo enxaqueca ou cefaleia tensional, é um sintoma comum e acomete mais de 50% dos pacientes com fibromialgia.
Fadiga crônica e constante: É outro sintoma muito comum, o cansaço é mais forte de manhã ao acordar, no entanto, ele pode ser também bastante incômodo no final da tarde.
Sono: Comumente também apresentam um sono entrecortado e não reparador, além disso, muitos acordam e não conseguem voltar a dormir, agravando portanto a sensação de fadiga.
Tigger Points: Um dos critérios para o diagnóstico da fibromialgia é a dor ao toque em pelo menos 11 dos 18 pontos, vistos na imagem abaixo:
Sintomas que geralmente acompanham a Fibromialgia
- Tontura
- Palpitação.
- Olhos secos.
- Perda da libido.
- Formigamentos.
- Cólicas menstruais intensas.
- Flutuações constante de peso.
- Sensação inchaço nas articulações.
- Depressão, angústia, ansiedade e mal humor.
- Dores inespecificas no tórax, abdome e pelve.
- Sintomas urinários, como ardência e urgência para urinar.
Tratamento da Fibromialgia
- O apoio de uma equipe multidisciplinar é essencial para o tratamento da fibromialgia: Médico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.
- Exercício aeróbico, musculação, pilates, hidroginástica em piscina aquecida, ioga e meditação, contribuem de forma significativa para o controle das dores, além disso, reduz o estresse e melhora, consequentemente, a qualidade do sono, a disposição e a sensação de cansaço.
- A redução do consumo de bebida alcoólica, tabaco e cafeína, se mostrou eficiente na redução dos sintomas da fibromialgia.
- Uma alimentação mais cetogênica e sem glúten, também se mostrou eficaz na redução dos sintomas da fibromialgia.
- Antidepressivos, anticonvulsivantes e estabilizadores do humor, vem sendo usados com sucesso no tratamento da fibromialgia.
- Anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, são pouco eficazes. Entretanto, quando associados aos antidepressivos, anticonvulsivantes e estabilizadores do humor, sua eficiência aumenta.
Tratamento Ortomolecular da Fibromialgia
- UCII.
- MSM.
- DMSO.
- Ácido málico.
- Vitamina C
- Vitamina D
- Vitaminas do Complexo B: B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12.
- Minerais: Magnésio malato, glicinato e inositol + Zinco e cobre.
- Aminoácidos: Carnitina, leucina, creatina, taurina, lisina e prolina.
- Enzimas mitocondriais: NADH, PQQ, CoQ.10, ubiquinol, fisetina, benfotiamina e ácido lipóico.
Quando utilizados por via oral ou endovenosa, o conjunto de nutrientes e substâncias acima mencionadas, podem contribuir de forma efetiva no tratamento da fibromialgia.
OBS: Lembrando que para saber as dosagens corretas dos medicamentos e/ou suplementos recomendados no artigo, você deve agendar uma consulta ou procurar um médico de sua confiança. Não incentivamos automedicação.
Leia mais em:
Artigo: Dr. Frederico Pretti