Dicas

Abacate Reduz o Apetite

O abacate, é o fruto comestível do abacateiro (Persea Americana), uma árvore da família da laureáceas nativa da América do Sul, hoje extensamente cultivada e […]

O abacate, é o fruto comestível do abacateiro (Persea Americana), uma árvore da família da laureáceas nativa da América do Sul, hoje extensamente cultivada e muito popular no Brasil. São conhecidas mais de 500 variedades de origens diferentes. Seu período de safra vai de fevereiro a agosto.
A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras, é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas. É consumido isoladamente, como sobremesa ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana.
Rico em gorduras e proteínas, o abacate é excelente para a população, pois facilita o processo de digestão, elimina dores e reduz a prisão de ventre. Fonte abundante de gordura vegetal, ele elimina a sensação de peso no estômago sem atacar o fígado. O abacate contém muito Fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental. Auxilia na redução do LDL, o tipo de colesterol que é nocivo.
Como remédio, o abacate tem grande utilidade. O caroço moído e queimado, misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino (corrimentos). A infusão feita com as suas folhas, tomada sob a forma de chá, é altamente digestiva, estimulante e normaliza irregularidades na menstruação.
O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse. É também recomendável mastigar as folhas de abacate frescas para curar afecções da boca, estomatites, ânsias e fortalecer as gengivas e os dentes. Na cozinha, o abacate mostra-se muito versátil. Dá uma salada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, sal, vinagre e pimenta do reino. Conservada em  em geladeira, a salada pode durar de 2 a 4 semanas.

Compartilhe: