Dicas
Não basta comer, é preciso saber preparar alguns ingredientes
Você precisa saber como preparar, como combinar e quando comer. Todos esses fatores irão influenciar na digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos.
A alimentação tem um papel que vai muito além de saciar a fome. É através dela que obtemos todos os nutrientes que o nosso corpo necessita para formar ossos, músculos, pele, cabelo, unhas, hormônios, neurotransmissores cerebrais, enfim tudo o que somos. Não basta comer, é preciso saber preparar alguns ingredientes.
É preciso saber como preparar, como combinar e quando comer, porque todos esses fatores irão influenciar na digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos.
Se por um lado o excesso de calor aplicado no preparo dos alimentos é um problema, porque afeta a estrutura das proteínas e gorduras, altera o equilíbrio físico-químico dos minerais e destrói várias vitaminas, especialmente a vitamina C, por outro ele possibilita o consumo de alimentos que seriam impossíveis de serem consumidos crus, tais como: arroz, feijão, lentilha, soja, etc.
O uso do calor no preparo dos alimentos também tem outros aspectos positivos como facilitar a biodisponibilidade, e, por consequência, a absorção de certos nutrientes, como o licopeno e betacaroteno, presentes no tomate e na cenoura, respectivamente. O tomate, quanto mais maduro, maior a concentração de licopeno, mas quando aquecido, libera com mais facilidade para o organismo esse nutriente que é muito importante para a próstata. O mesmo acontece com cenoura vermelha e abóbora, ricas em betacaroteno, um flavonóide muito importante para o sistema imunológico e antioxidante.
Outro exemplo positivo do uso do calor no preparo dos alimentos é a sua ação inibitória de vários fatores antinutricionais presentes no espinafre. Este, quando cru, contém substâncias em sua composição que impedem a absorção de cálcio e ferro, e consumido em excesso estimula a formação de cálculo renal. O segredo para minimizar esse efeito é cozinhá-lo em água para reduzir os níveis de oxalato, substância que contribui para a formação de cálculos.
O calor também possui uma ação inibitória em vários fatores antinutricionais presentes na soja, que também não pode ser consumida crua. Algumas dessas substâncias inibem o funcionamento da tireoide, além de interferir na digestão e absorção de vários nutrientes essenciais ao organismo.
Alimentos ricos em cafeína, como café, chocolate, chá preto, chá mate, refrigerantes à base de cola e guaraná, diminuem a absorção do cálcio, ferro, etc. Portanto, as combinações de café com leite e chocolate com leite reduzem a absorção de cálcio, assim como tomar café logo após o suco verde reduz a absorção de ferro. Por outro lado, temperar a salada com limão, que contém vitamina C, aumenta a absorção de ferro.
Veja abaixo outras dicas que irão enriquecer sua alimentação:
- Brócolis e couve-flor devem ser cozinhados a vapor, e no máximo por 5 minutos, assim você reduz a perda de vitaminas e minerais, além de manter suas propriedades terapêuticas.
- Alho reduz a pressão arterial, melhora a imunidade e tem uma excelente ação desintoxicante, desde que consumido cru. Para você obter um efeito mais potente, ele deve ser macerado, deixado de repouso e consumido 10 minutos depois. Isso aumenta a biodisponibilidade da principal substância responsável pelos seus benefícios. Ele pode ser usado em molhos para saladas ou deixado em conserva dentro do azeite extravirgem.
- Produtos lácteos, com exceção da manteiga, prejudicam a absorção do ferro presente nas carnes, por isso o seu consumo deve ser evitado nas refeições ricas em ferro, especialmente se você precisa corrigir uma anemia por deficiência de ferro.
- A vitamina A, uma importante vitamina antioxidante, e a vitamina D, essencial para o sistema imune, por serem lipossolúveis, têm sua absorção aumentada quando consumidas em conjunto com uma boa fonte de gordura. Por exemplo, acrescentar castanhas aos sucos que contenham cenoura aumenta a biodisponibilidade da vitamina A, da mesma forma que tomar suplementos de vitamina D junto a uma boa fonte de gordura também aumenta a sua absorção.
- Abacaxi possui enzimas digestivas que auxiliam na digestão das carnes, porém atrapalha a digestão dos carboidratos. Já o mamão melhora a digestão de todos os alimentos.
Agora que você está consciente sobre os malefícios e benefícios no preparo e combinações de alguns alimentos, faça suas escolhas pensando primeiramente em sua saúde.
Dicas da nutricionista Caroline França.