Dicas
Chá Verde
Preparado a partir da planta Camellia Sinensis, o chá verde apresenta inúmeros benefícios para o organismo. Confira a dica de nossa nutricionista.
Chá Verde um segredo milenar de saúde, descoberto por monges budistas japoneses, é preparado a partir de uma planta conhecida como Camellia Sinensis.
Seu alto teor de polifenóis, como as catequinas e taninos, além de cafeína, vitaminas e minerais (C, K, B1, B9 e B12, manganês e potassio) lhe confere uma série de benefícios para a saúde.
Os polifenóis são potentes antioxidantes que protegem o organismo contra o efeito nocivo dos radicais livres e o envelhecimento precoce, contra o câncer e as doenças cardiovasculares, por também ser capaz de reduzir o colesterol LDL. Estudos recentes também demonstraram que o chá verde protege o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer.
O chá verde estimula a função hepática e a produção de suco gástrico, melhorando a digestão e a eliminação de metais tóxicos. Mas diminui a absorção de ferro, cobre e zinco, nutrientes muito importantes para a imunidade e formação dos glóbulos vermelhos.
A cafeína é um composto químico do grupo das xantinas que tem uma importante ação sobre o sistema nervoso central. Quando usado em pequena dose, melhora a função cognitiva e a memória, acelera o metabolismo celular e auxilia no processo de emagrecimento, aumenta a força contrátil do coração e dilata os vasos sanguíneos periféricos.
Mas atenção! O excesso de chá verde, mais de cinco xícaras por dia, deve ser evitado, especialmente em pacientes portadores de anemia, insônia, síndrome do pânico, taquicardia, hipertensão arterial e hipotireoidismo.
O chá verde em cápsula tem uma concentração muito grande de princípios ativos e uma única cápsula é equivalente a dez xícaras de chá. Assim, ele pode provocar gastrite, úlcera gástrica, toxicidade hepática, diarreia, vômito, etc.
Dica:
Se você não gosta do sabor levemente amargo que o chá verde tem, aprenda a prepará-lo: use a erva e não aquele que vem em saquinhos. Aqueça a água, desligue o fogo assim que entrar em fervura, coloque a erva e deixe-a em infusão, durante no máximo três minutos.
Você pode misturar o chá verde com frutas para variar o sabor. Experimente combiná-lo com pêssego, manga, laranja, limão, gengibre, abacaxi com hortelã e abacaxi com manjericão. Ele também pode ser usado gelado e na preparação de suco com frutas. Fica uma delícia!
Dica da nutricionista Mari Stempinhaki