Dicas

Índice Glicêmico

Um conceito que está invadindo consultórios e academias. Confira a nossa dica e saiba como utilizar o Índice Glicêmico a seu favor.

O conceito de Índice Glicêmico está invadindo academias e consultórios: estamos todos ligados na importância de considerar todo o processo de absorção dos alimentos pelo corpo.

O Índice Glicêmico (IG) considera a velocidade com que os carboidratos presentes nos alimentos são digeridos e transformados em açúcar pelo organismo. Os que são absorvidos mais rápido têm IG acima de 70. Os digeridos mais lentamente têm índices menores que 45. Quanto mais lentamente são absorvidos, menores os picos de açúcar no sangue.

O segredo para ter uma dieta balanceada é o equilíbrio entre os índices durante as refeições. Há vários alimentos que, quando combinados, interferem no IG final da refeição, por isso é tão importante aliar os grupos alimentares, tornando a digestão e a absorção pelo organismo mais lenta.

Os alimentos de alto IG podem ser consumidos quando combinados com alimentos fontes de gorduras saudáveis, fibras e proteínas, que reduzem a velocidade de absorção da glicose pelo organismo.

Uma vez  que os carboidratos, como pães, massas e arroz, totalizam de 40% a 70% de toda a alimentação diária do brasileiro e que possuem alta taxa de açúcar, é necessário que os portadores de diabetes fiquem atentos ao índice glicêmico de cada um dos alimentos dessas categorias.

Dica da nutricionista Letícia Pimenta

Compartilhe: