Dicas

Frutas Oleaginosas

Além de auxilar no emagrecimento, o grupo das oleaginosas podem apresentar grandes benefícios ao nosso organismo. Saiba mais.

Frutas Oleaginosas

O próprio nome já indica: óleo, gordura, calorias, peso… termos que são um verdadeiro pesadelo para quem quer emagrecer. E muita gente que está de dieta realmente fica desconfiada ao encarar as frutas oleaginosas.

Amendoins, macadâmias, castanhas, nozes, pistaches e avelãs são os alimentos mais comuns desse grupo. E as receitas que eles proporcionam são muito tentadoras. Mas o que muita gente também não sabe é que, em quantidades certas, as oleaginosas podem causar grandes benefícios no organismo, diminuir o apetite e ainda auxiliar no emagrecimento.

Apesar do seu alto teor de gordura e valor calórico, esses alimentos não devem ser excluídos de nenhuma dieta. Primeiro, sua gordura além de necessária, é boa para o coração e para todo o organismo. Porque são ricos em fibras e vários nutrientes muito importantes, como: as vitaminas solúveis em gordura (Vitaminas A, D, E e K), ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados (ômega-6 e 9) e vários minerais, como cálcio, magnésio, etc.

Vale apena também ressaltar que esses alimentos são muito bons para serem associados às frutas. Pelo fato de serem gordurosos eles retardam o esvaziamento gástrico, aumentam a sensação de saciedade e impedem que o açúcar das frutas seja absorvido rapidamente causando um pico glicêmico e por consequência, um pico de insulina.

A pasta de amendoim sem açúcar, por exemplo, é muito utilizado pelos atletas que necessitam desenvolver os seus músculos, porque além dela nutrir e reduzir o pico glicêmico, é a oleaginosa com maior poder anti-inflamatório.

As oleaginosas também possuem uma leve ação termogênica, o que significa que eles ajudam a acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

Mas se você quer perder peso, lembre que as oleaginosas são altamente calóricas e, portanto, devem ser consumidas em pequena quantidade, e de preferência no intervalo das refeições. O ideal é que seja feito um Mix de oleaginosas e você consuma uma porção de 10 gramas por dia, que corresponde a cerca de 50-60 calorias.

Elas combinam bem com frutas, salada de frutas e iogurtes, e devem ser armazenadas na geladeira, porque o calor altera e rancifica as gorduras tornando-as tóxicas ao nosso organismo.

Evite as opções com sal e as defumadas.

Fonte: Dieta Já

Compartilhe: