Programa Detox
Alimentos que desintoxicam
Fazer uma desintoxicação periódica ajuda nosso corpo a se purificar da carga de toxinas que recebemos todos os dias. Conheça alimentos auxiliam na elaboração de uma dieta detox.
Atualmente, vivemos expostos a uma sobrecarga de toxinas que ultrapassa a capacidade de eliminação do nosso organismo. Essa intoxicação crônica é responsável por uma infinidade de doenças que não associamos à origem tóxica, em grande parte das vezes.
Por isso, de tempos em tempos, uma DIETA DETOX é bem-vinda, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias tóxicas. Essa dieta melhora o metabolismo corporal, emagrece e produz uma agradável sensação de saúde e bem-estar, além de auxiliar na prevenção e tratamento de uma série de problemas de saúde.
Você pode fazer uma DIETA DETOX toda segunda feira à base de água, chás, sucos, caldos e sopas. Caso você sinta que necessita de uma limpeza mais profunda, faça a dieta durante 3 dias consecutivos.
Alimentos com alto poder desintoxicante
Abacaxi
O abacaxi tem ação desintoxicante, antioxidante, diurética e laxativa. Melhora o funcionamento do fígado e vesícula biliar, facilita a digestão de carnes, retira o excesso de muco do organismo. É muito bom para o pulmão, especialmente em forma de suco verde com agrião, nabo e hortelã.
Laranja
A laranja, ingerida com a pele, tem ação desintoxicante, antioxidante e laxativa, e combina muito bem com várias frutas. Pode ser misturada à salsinha, hortelã, manjericão, couve e espinafre na hora de fazer um bom suco detox.
Limão
O limão tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante e levemente adstringente, sendo bom para quem tem tendência para má digestão e diarreia. Para fazer um suco detox, você pode combiná-lo com abacaxi, laranja, couve, espinafre, salsinha, hortelã, manjericão, entre outros. Pode também ser usado em jejum, com uma xícara de água morna e uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio, para quem tem problema de estômago.
Maçã
A maçã é rica em fibras, especialmente a pectina, que tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante e anti-inflamatória. Regula o funcionamento intestinal, reduz o colesterol e limpa as artérias. Acalma e melhora a qualidade do sono. Possui também ação antiácida, ativa a função do fígado, funciona como antisséptico para rins e bexiga e reduz o ácido úrico.
Melancia
A melancia tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante, diurética e laxativa. Fora das principais refeições, experimente o suco de melancia com hortelã e gengibre, extremamente refrescante.
Alcachofra, Brócolis, Couve, Couve-flor, Couve-de-bruxelas e Repolho roxo
Essa família, possuí uma excelente ação hepatoprotetora, desintoxicante, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Deveriam ser usados diariamente nos portadores de câncer e com cautela nos portadores de hipotireoidismo.
Os talos do brócolis e da couve podem ser usado em sucos verdes. A couve é boa para dor de estômago e anemia, por ser rica em ferro. A alcachofra tem uma leve ação laxativa e diurética. O repolho roxo é muito bom para diabéticos e para corrigir a disbiose intestinal.
Aipo e Berinjela
O aipo tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante e diurética, sendo um bom componente para um suco detox. A berinjela é levemente laxativa e tem uma excelente ação desintoxicante, além de reduzir em torno de 10% o nível de colesterol no sangue e proteger os rins.
Salsinha, Coentro, Hortelã, Manjericão e Orégano
Todos esses temperos possuem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Com exceção do orégano, todos combinam muito bem em um suco detox. A salsinha tem uma excelente ação diurética e reduz a pressão arterial. O coentro e orégano são bons para o cérebro e tem uma boa ação antifúngica, especialmente para a candidíase vaginal. A hortelã é boa para reduzir a formação de gases no intestino. E o manjericão é muito bom para acalmar o sistema nervoso e o coração, funcionando como um antiarrítimico, especialmente o roxo.
Pimentas, Pimentões e Tomates
Todos esses temperos possuem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante anti-inflamatória e anticancerígena. Podem ser usados crus, cozidos, assados ou refogados com um pouco de azeite extravirgem.
Cúrcuma, Curry e Gengibre
A cúrcuma (ou açafrão) e o curry possuem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, antifúngica e antimicrobiana. Deveriam ser usados de forma rotineira no preparo dos alimentos, especialmente nos portadores de câncer e doenças inflamatórias, por isso são muito indicados para uma dieta detox.
O gengibre fortalece o pulmão, ativa o metabolismo corporal e aquece o corpo, mas ele pode elevar a pressão arterial e deve ser usado com cuidado por quem tem hipertensão arterial.
Chá Verde
O chá verde tem uma ação desintoxicante, anti-inflamatória e anticancerígena. Protege contra o envelhecimento precoce, emagrece e protege o fígado. Melhora a digestão e reduz a absorção de ferro, quando usado logo após as principais refeições. Pode ser usado gelado e fora das refeições com raspas de laranja, limão, gengibre e canela. Não deve ser usado a noite, especialmente para quem tem dificuldade para dormir.
Chá de Dente de Leão
O chá de dente de leão tem uma ação desintoxicante, anti-inflamatória e laxante. É um bom protetor do fígado e tonifica o organismo. Usar no máximo 3 xícaras por dia, logo após as refeições.
Chá de Cavalinha
O chá de cavalinha contém muitas propriedades que ajudam a desintoxicar o organismo. Recomenda-se o preparo do chá com uma colher desta planta e outra de hortelã, menta ou erva-doce.
Chá de Maçã
O chá de maçã tem uma ação desintoxicante, antioxidante e calmante. Quando usado a noite ajuda a combater a insônia. Pode-se adicionar canela em pau, para melhorar o metabolismo corporal. Faça uso dos chás em sua dieta detox.
Leia mais em: Desintoxicação, saúde e bem-estar
Texto: Dr.Frederico Pretti